-
Arquitetos: Kleinfeldt Mychajlowycz Architects
- Ano: 2015
-
Fotografias:Scott Norsworthy
Descrição enviada pela equipe de projeto. A pista de supercross BMX é um legado dos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto. Projetada e construída para os exigentes padrões do conselho de certificação da União Ciclística Internacional (UCI). Foi certificada por este grupo e, como tal, é a única pista no Canadá reconhecida até agora.
Este projeto não convencional foi concluído mediante um processo incomum. A equipe de projeto considerou diversos materiais e pesquisou a história destas instalações em todo o mundo e em eventos olímpicos. Esta história é bastante recente, foi apenas nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, que a modalidade passou a ser um esporte que disputa as medalhas.
O terreno da pista, determinado antes da equipe ser contratada, foi definido rapidamente por ser um ponto baixo do parque e ter uma área de influência para a drenagem. A construção de uma pista de terra requer um amplo sistema de drenagem subterrânea, que influi nas intervenções de engenharia civil e estrutural.
Estes fluxos deveriam ser gestionados para permitir que a pista esteja bem seca após 30 minutos de uma chuva, um dos critérios para os jogos, e a qualidade da água deveria satisfazer os requisitos da Autoridade de Conservação da Região de Toronto, devido à existência de uma área designada para zonas úmidas ao sul do lote.
A estética do concreto permite que as considerações técnicas práticas de armazenamento, alturas de rampa e muros de contenção possam se expressar como elementos arquitetônicos dentro de uma única forma. Painéis de concreto blocos de concreto pré-fabricado e alguns bastidores se somam à linguagem distintiva de cada elemento - independentes e unificados.
Originalmente publicado em Fevereiro 03, 2016